A Escola de Música Online e o Ensino de Música pela Internet

O ensino de música nas escolas

A música está presente na vida do homem desde tempos remotos, sendo considerado um dos principais elementos da nossa cultura. Embora seja difícil definir uma data de nascimento dessa arte, consideramos que o seu surgimento e evolução coincidem com o surgimento e evolução da inteligência humana. Pinturas em cavernas com mais de 40 mil anos já mostram que a música era usada comumente nos eventos das civilizações mais primitivas. Com a evolução da sociedade, a música também evoluiu e formas de escrevê-la foram criadas. Em 1950, arqueólogos encontraram algumas tábuas de argila que representavam uma canção, a qual é hoje considerada a música mais antiga já registrada com mais de 3400 anos:

A música mais antiga já registrada

Na Idade Média (entre os séculos V e XV), a educação musical era obrigatória e fazia parte da metodologia de ensino nomeada de Sete Artes Liberais, sendo elas: Lógica, Gramática, Retórica, Aritmética, Música, Geometria e Astronomia. No Brasil, os primeiros registros do uso de música na educação coincidem com a chegada das primeiras missões jesuítas. Porém, somente no século XXI é que o ensino de música se tornou obrigatório em nosso país. A lei 11.769 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm), sancionada em 2008, diz: “A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular”.

Além do ensino obrigatório nas escolas, a música já era ensinada por escolas particulares e professores particulares há bastante tempo no Brasil. Além disso, mesmo antes da obrigatoriedade do ensino de música, essa arte já era usada para auxiliar no ensino escolar, principalmente de crianças, através de canções para memorizar as letras, números, entre outros. Mostrando ainda o poder da música como ferramenta de ensino, nos últimos anos surgiram empresas que vivem de criar músicas infantis – Galinha Pintadinha, Baby Shark, Jacarélvis, etc -, as quais usam os recursos da música para ensinar a criança a escovar os dentes, tomar banho, respeitar os pais, etc.

O ensino a distância

Muitas pessoas acreditam que o EaD (Ensino a Distância) é uma criação recente. Contudo, o primeiro curso a distância de que temos registros é do ano de 1728! Já em 1920, temos diversos exemplos de cursos a distância que utilizavam o rádio e, algumas décadas depois, a televisão. Na década de 70, uma universidade da Inglaterra passou a oferecer disciplinas através do EaD. Nos anos 80, esse tipo de ensino se propagou ainda mais através do uso das fitas de vídeo-cassete e do surgimento do computador pessoal.

É no início dos anos 2000 que nos deparamos com a adoção massiva do EaD. Isso se deve, é claro, ao uso mais intenso da Internet. Durante todo esse percurso, o EaD evoluiu muito não só na tecnologia utilizada como também nos métodos de ensino, sendo que hoje representa uma boa parte dos cursos universitários no Brasil e no mundo. Desde youtubers até universidades reconhecidas mundialmente passaram a utilizar princípios desse tipo de ensino.

O EaD não surgiu para substituir o ensino presencial, mas sim para complementá-lo. Assim como o telefone não surgiu para substituir a conversa olho no olho, mas sim para fornecer mais opções de comunicação. Graças à propagação do EaD, o conhecimento passou a ser mais democrático e acessível a todos, uma vez que ele custa menos para o aluno do que o ensino presencial. Outro fator que pesa é o geográfico, pois muitas vezes o aluno deseja estudar, mas não existe nenhuma escola/universidade/professor disponível em sua região. Além do fator tempo, quando o aluno somente tem tempo disponível em horários em que as escolas já estão fechadas – problema inexistente no EaD, pois ele funciona 24h todos os dias da semana.

E-learning é o EaD apoiado pela tecnologia digital

A escola de música online

O ensino de música também se favoreceu com o desenvolvimento do EaD, sobretudo a partir dos anos 2000 com o uso da Internet. Estudar música é resumidamente estudar os sons. Ou seja, fica difícil ou mesmo inviável de estudar música apenas através dos livros. Com o uso da Internet, esse problema deixa de existir, uma vez que através dos recursos multimídia, o curso de EaD de música pode usar sons, vídeos, imagens e mesmo oferecer chat/email para que o aluno entre em contato com o professor e tire suas dúvidas.

Nós, da www.polifono.com, criamos um sistema que procura oferecer exatamente o que existe de melhor no mundo da educação a distância para o ensino de música. Através de nosso sistema, o aluno estuda em seu ritmo, podendo revisar o assunto quantas vezes for necessário e no horário e dia que preferir. Com um preço cerca de 30 vezes menor do que nas escolas convencionais, o aluno tem acesso a um curso de música passo a passo, com textos, imagens, áudios e vídeos, podendo mesmo acompanhar a evolução dos demais alunos, através dos vídeos postados pelos mesmos.

O futuro do ensino de música

Conforme já dito, o EaD é uma outra opção de ensino, não sendo um substituto das demais formas de ensino. E conforme analisamos a história, a tecnologia teve papel fundamental na evolução das técnicas de ensino. Como a tecnologia continua evoluindo a passos cada vez mais largos, podemos deduzir que o ensino da música também passará por novas revoluções nas próximas décadas.

Dentre as vertentes tecnológicas que mais vemos despontar e que poderiam facilmente serem incluídos no ensino de música, vemos a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things). O IoT, resumidamente, é o uso de alta tecnologia, sobretudo com recursos de acesso à Internet, em objetos do nosso dia a dia, como um relógio ou óculos que acessam a Internet. Na música, veremos o surgimento de novos instrumentos e acessórios musicais.

Além do IoT, vivemos um momento do início da adesão da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada no uso da educação. Imagine colocar um óculos de realidade virtual e simular que você está tocando ao lado de Bethoven ou Mozart! Isso em breve será possível e com certeza uma grande ferramenta do ensino a distância. Já escrevemos um post mais detalhado sobre esse assunto: https://blog.polifono.com/2019/08/31/o-ensino-de-musica-e-a-tecnologia/

Conclusão

Nesse breve artigo, descrevemos o surgimento do ensino da música, o surgimento do ensino a distância, o atual cenário do ensino de música a distância e pincelamos algumas ideias sobre o futuro do ensino da música.

Para mais textos sobre música e ensino de música a distância, acesse nosso blog em https://blog.polifono.com/.

Para se cadastrar em nossa escola de música online, acesse www.polifono.com e veja as aulas gratuitas para entender como o curso funciona. Se tiver dúvidas, entre em contato pelo email polifono@polifono.com.

Deixe seu comentário no blog ou siga nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/polifonooficial/). Envie sua dúvida que responderemos o mais breve possível. Polifono.com: A vida sem música seria um engano!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *