Como aprender a tocar violão

Nesse texto pretendo dar algumas dicas para quem está querendo aprender a tocar violão. Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o aprendizado não é algo absoluto, ou seja, que ou você sabe ou você não sabe. O aprendizado é relativo, assim, existem vários níveis de aprendizado sendo que podemos saber um pouco sobre um assunto, podemos saber em um nível intermediário, e podemos saber em um nível avançado.

Isso vale para qualquer coisa que estamos aprendendo, seja um idioma, uma arte marcial, programação de computador e, obviamente, um instrumento musical.

Dito isso, podemos entender que a famosa pergunta “Quanto tempo leva para aprender a tocar violão” não tem uma resposta única, pois para aprender em um nível básico leva um certo tempo, para aprender em um nível intermediário leva outro tempo e pro nível avançado um outro tempo.

Além disso, outra questão importante quando estamos aprendendo algo é comprender que as pessoas aprendem em ritmos diferentes. Algumas pessoas têm mais facilidade de aprendizado de música e conseguem absorver mais informações em menos tempo. Outras pessoas precisam estudar mais, precisam de mais exemplos, precisam de mais exercícios, e assim vai.

Assim, podemos dizer que o mais importante de tudo quando você está começando a aprender violão é entender que, da mesma forma que em qualquer outro aprendizado, você terá uma longa jornada até chegar em um nível avançado e de pleno domínio do conteúdo e que essa sua jornada será particular sua e não deve ser comparada com outras pessoas que aprenderam de outras formas e em outros contextos.

Portanto, se você quer mesmo aprender a tocar violão, a primeira coisa é se organizar para isso e se concentrar no aprendizado focando em evoluir um pouco a cada dia com um objetivo bem definido.

 

Pois bem, se você leu até aqui é porque imagino que realmente esteja interessado em aprender violão!

 

OK, vamos lá, vamos ver algumas dicas para quem quer começar a aprender a tocar violão.

  • Tenha a certeza de que o violão é realmente o instrumento que você quer aprender

Os instrumentos são todos interligados, pois música é uma forma de comunicação que não dependente do instrumento, mas sim dos sentimentos de quem a executa. O violão é apenas um dentre vários instrumentos que existem. Se você quer aprender guitarra, mas acha que deve aprender violão antes, você está enganado. Se você quer aprender guitarra, aprenda guitarra. Se você quer aprender baixo, aprenda baixo. Não há pré-requisitos para aprender um instrumento, seja qual for. Portanto, comece a aprender violão somente se você realmente quer aprender violão, pois, do contrário, você vai apenas perder o seu tempo.

  • Conheça melhor o instrumento

Tente ter um contato maior com o violão antes de começar a aprender a tocar. Seja apenas segurando o violão de algum amigo, seja indo em alguma loja de instrumento e perguntando sobre as diferenças entre os violões, ou seja mesmo assistindo vídeos na Internet sobre esse instrumento. O importante aqui é você começar a ter uma maior intimidade com o violão e entender de fato o que é um violão e como ele funciona. Por exemplo, como ele emite som? Como ele é fabricado? Quais as principais marcas? Quais os tipos de violões que existem? Enfim, é importante que você comece a entrar no mundo dos violões para se sentir familiarizado com esse instrumento. Então a dica aqui é para que você comece a ler e assistir tudo sobre violão.

  • Saiba que é fácil! Mas nem tanto…

Aprender a tocar violão é fácil. Tenha isso em mente. Bom, é claro que isso também é muito relativo, pois alguns aprendem mais rápido que outros. Mas com certeza aprender a tocar violão é muito mais fácil do que aprender a fazer um transplante de órgãos e mesmo assim existem vários médicos que sabem fazer transplantes. O que eu quero dizer aqui é que quando estiver começando a aprender a tocar violão é muito provável que você vai pensar “Isso não é pra mim” ou “Eu não levo jeito pra isso” ou “Meu Deus como isso é difícil!”. Isso é apenas uma fase que todos passam no começo e que após algum tempo de insistência, tudo fica mais fácil. Então a dica aqui é para que, se você realmente quer aprender a tocar violão, não desista nas primeiras dificuldades! É completamente normal que no começo você não consiga segurar o violão direito, não consiga tocar uma nota porque seus dedos não te obedecem, e que você sinta dores nas pontas e na junção dos dedos. É assim com todo mundo! Não desista e continue os estudos que logo essa fase difícil inicial vai passar.

  • Encontre um método completo

É muito difícil começar aprender a tocar violão quando estamos usando um material que não foi escrito para esse propósito. Ou seja, quando seguimos, por exemplo, um canal no Youtube que possui vários vídeos sobre violão. É muito provável que esses vídeos não estejam em uma ordem correta de aprendizado e que o aluno acabe se sentido perdido e desorientado sobre por qual vídeo deve começar os seus estudos. É muito importante que você encontre um material que ensine realmente desde os primeiros passos e que te ajude a evoluir dia a dia até conseguir dominar completamente o instrumento. Nós da Polifono.com, trabalhamos forte para conseguir produzir um curso de violão que seja realmente eficiente para quem está começando a aprender a tocar violão. Portanto, essa dica é para que você se cadastre em nosso sistema https://www.polifono.com e comece a fazer nossas aulas de violão. Faça uma aula por dia e treine e estude bastante. Não desista e mantenha a concentração em seu objetivo de aprender a tocar violão.

  • Tenha seu próprio violão

Essa dica é básica, mas muitas pessoas não a seguem. É realmente necessário que você tenha o seu próprio violão para conseguir aprender a tocar. Ou seja, não empreste um violão, nem dependa da boa vontade de algum amigo ou parente, você precisa comprar o seu próprio violão! Existem violões de vários preços, mas para quem está começando a aprender, existem violões de estudante que são bem baratos. Caso você não saiba qual violão comprar, se inscreva em nosso curso https://www.polifono.com e veja gratuitamente as nossas dicas na primeira aula para saber exatamente qual violão comprar.

 

Eu poderia escrever um texto muuuito grande sobre todas as dicas sobre como aprender a tocar violão. Mas acho que essas cinco primeiras dicas já são o suficiente para que você reflita sobre o assunto. Resumindo, leia tudo o que puder sobre violões, tenha contato com violões para se familiarizar, encontre um método que te ajude a dar os primeros passos, entenda que as dificuldades do começo do aprendizado são iguais para todo mundo e, se decidir por continuar nessa jornada de aprendizado desse instrumento maravilhoso, adquira o seu violão e entre nesse mundo fantástico da música que com certeza você não irá se arrepender.

 

Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário no blog ou siga nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/polifonooficial/) e mande sua dúvida que responderemos o mais breve possível.

 

Polifono.com: A vida sem música seria um engano!

Compartilhar

1 comment for “Como aprender a tocar violão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *